Crash Team Racing (Crash Bandicoot Racing no Japão) é o quarto jogo da série Crash Bandicoot, assim como o último da série a ser produzido e desenvolvido pela Naughty Dog. Foi lançado para o PlayStation em 30 de setembro de 1999.

História

Uma grande corrida de karts toma lugar nas Ilhas Wumpa. Mas infelizmente, o alienígena Nitros Óxide vê a cena e a aproveita para jogar um "jogo" ao qual dá o nome de "Sobrevivência dos mais rápidos". As regras são as seguintes: ele encara os melhores pilotos da Terra. Se vencerem,Óxido nunca mais voltará ao planeta. Mas se perderem, ele transformará o planeta em um estacionamento e todos os seus habitantes em escravos. Então, cabe a Crash e seus amigos salvarem a Terra de sua destruição.

Personagens

Personagens principais

Crash Bandicoot

  • Velocidade: 3/5
  • Aceleração: 3/5
  • Curva: 3/5
  • Pista: Crash Cove.
  • Cor do carro: Azul.
  • Lado: Aku Aku.

Coco Bandicoot

  • Velocidade: 3/5
  • Aceleração: 4/5
  • Curva: 2/5
  • Pista: Coco Park.
  • Cor do carro: Rosa.
  • Lado: Aku Aku.

Polar

  • Velocidade: 2/5
  • Aceleração: 3/5
  • Curva: 5/5
  • Pista: Polar Pass.
  • Cor do carro: Verde água.
  • Lado: Aku Aku.

Pura

  • Velocidade: 2/5
  • Aceleração: 3/5
  • Curva: 5/5
  • Pista: Tiger Temple.
  • Cor do carro: Roxo escuro.
  • Lado: Aku Aku.

N. Gin

  • Velocidade: 3/5
  • Aceleração: 4/5
  • Curva: 2/5
  • Pista: N. Gin Labs.
  • Cor do carro: Roxo claro.
  • Lado: Uka Uka.

Tiny Tiger

  • Velocidade: 5/5
  • Aceleração: 2/5
  • Curva: 1/5
  • Pista: Tiny Arena
  • Cor do carro: Verde.
  • Lado: Uka Uka.

Dr. Neo Córtex

  • Velocidade: 3/5
  • Aceleração: 3/5
  • Curva: 3/5
  • Pista: Cortex Castle.
  • Cor do carro: Vermelho.
  • Lado: Uka Uka.

Dingodile

  • Velocidade: 5/5
  • Aceleração: 2/5
  • Curva: 1/5
  • Pista: Dingo Canyon.
  • Cor do carro: Amarelo esverdeado.
  • Lado: Uka Uka.

Personagens secretos

Ripper Roo

  • Velocidade: 3/5
  • Aceleração: 4/5
  • Curva: 5/5
  • Pista: Roo's Tubes
  • Cor do carro: Laranja
  • Lado: Uka Uka

Papu Papu

  • Velocidade: 5/5
  • Aceleração: 3/5
  • Curva: 1/5
  • Pista: Papu's Pyramid
  • Cor do carro: Amarelo
  • Lado: Uka Uka

Nefarios Tropy

  • Velocidade: 5/5
  • Aceleração: 4/5
  • Curva: 4/5
  • Pista: Sewer Speedway
  • Cor do carro: Azul Claro
  • Lado: Uka Uka

Penta Pingüim

  • Velocidade: 4/5
  • Aceleração: 5/5
  • Curva: 5/5
  • Pista: Blizzard Bluff
  • Cor do carro: Branco
  • Lado: Aku Aku

Fake Crash

  • Velocidade: 4/5
  • Aceleração: 3/5
  • Curva: 3/5
  • Pista: Mistery Caves
  • Cor do carro: Cinza escuro
  • Lado: Aku Aku

Komodo Joe

  • Velocidade: 3/5
  • Aceleração: 3/5
  • Curva: 3/5
  • Pista: Dragon Mines
  • Cor do carro: Bege claro
  • Lado: Uka Uka

Pinstripe Potoroo

  • Velocidade: 4/5
  • Aceleração: 5/5
  • Curva: 3/5
  • Pista: Hot Air Skyway
  • Cor do carro: Azul escuro
  • Lado: Uka Uka

Nitrus Oxide

  • Velocidade: 5/5
  • Aceleração: 5/5
  • Curva: 5/5
  • Pista: Oxide Station
  • Cor do carro: Verde Citrico
  • Lado: Antagonista Principal

Fases

  • Crash Cove: está localizada em uma praia. Possui dois navios, um lago, uma ponte e uma rampa. Possui um atalho: quando chegar o lago, vá à direção da pequena montanha e pule.
  • Roo's Tubes: fase localizada dentro de um tubo no oceano. Possui um pequeno atalho: use o item Uka Uka/Aku Aku e entre pelos ossos no final da pista.
  • Mistery Caves: fase localizada dentro de uma caverna. Possui várias poças de água e um grande buraco de lava.Possui um pequeno atalho:quando chegar na primeira curva da pista,haverá uma montanha de areia a esquerda.Use o item Turbo ou Uka Uka/Aku Aku e passe por essa montanha.
  • Sewer Speedway: fase localizada dentro de um cano. Possui água correndo pelo chão, um pequeno buraco e latas percorrendo algumas partes do cano. Possui um grande atalho: Logo após o final da bifurcação dos caminhos, haverá um buraco acima da parede do lado direito da tela. Use o item Turbo ou Uka Uka/Aku Aku e pule nele.
  • Tiger temple: fase localizada em um templo antigo, bem parecido com o antigo Egito. Possui várias rampas, duas cavernas e muitas lombadas na pista. Possui um atalho: Use algum item, como bomba, bolha, poção ou Aku Aku/Uka Uka e quando vir uma porta, com uma estátua em cima, jogue o item nela e ela se abrirá.
  • Coco park: fase localizada em um parque. Possui um túnel, várias árvores e o chão coberto de coco. Não possui atalhos.
  • Papu's Pyramid: fase localizada na pirâmide de Papu Papu. Possui várias plantas carnívoras, uma pirâmide e uma cachoeira. Possui dois atalhos: no primeiro, após as plantas carnívoras, vire a esquerda e pule, usando o item turbo ou Uka Uka/Aku Aku; no segundo, um pouco depois vire à esquerda, suba no muro e passe por uma rampa.
  • Dingo Canyon: fase localizada em um deserto. Possui um lago, uma cachoeira, um pequeno buraco e alguns ratos atrapalhando a passagem da pista. Não possui atalhos.
  • Blizzard Bluff: fase localizada em uma região no gelo. Possui dois grandes lagos de gelo, duas pedras atrapalhando a passagem e uma pequena casa. Possui um atalho: Use o item Uka Uka/Aku Aku ou turbo e, na hora de escorregar pelo primeiro grande lago de gelo, vire a esquerda e pule o buraco.
  • Dragon mines: fase localizada dentro de uma mina. Possui vários trilhos e trens atrapalhando a passagem, um pequeno lago e uma ponte. Possui um atalho: use o item Uka Uka/Aku Aku e quando chegar no primeiro trilho, vire a direita e percorra o caminho do trilho.
  • Polar Pass: fase localizada em uma região com gelo. Possui um grande urso congelado, vários pequenos buracos, um enorme buraco e várias focas atrapalhando a passagem. Possui um atalho: depois de passar pela terceira vez pelas focas suba em uma pequena elevação.
  • Tiny Arena: fase localizada em uma arena de rodeios. Possui várias lombadas, várias poças de lama e muitas curvas. Não possui atalhos.
  • Cortex Castle: fase localizado no castelo de N. Córtex. Possui dois buracos, aranhas atrapalhando a passagem, uma escada e chuva. Possui um atalho: perto da última rampa da pista, use o item turbo ou Uka Uka/Aku Aku, siga para a esquerda antes de entrar na outra parte do castelo (a que tem vitrais com o rosto de N. Córtex na parede) e siga por ele.
  • N. Gin Labs: fase localizada no laboratório de N. Gin. Possui alguns buracos, um túnel e latas atrapalhando a passagem. Não possui atalhos.
  • Hot Air Skyway: fase localizada nos ares. Possui vários dirigíveis com o rosto de Prinstipe Potorro, dois buracos e uma curva super fechada. Possui um pequeno atalho: na primeira rampa, passe pelo turbo e vire a direita no grande buraco.
  • Oxide Station: fase localizada dentro da nave de N. Óxide. possui muitos turbos e o maior buraco do jogo. Não possui atalhos.
  • Slide Coliseum: fase localizada em uma pista de fórmula 1. Possui vários pneus e é a unica fase sem turbos. Possui um pequeno atalho: numa das curvas, existe uma pequena barreira, pule sobre ela.
  • Turbo Track: fase identica a Slide Coliseum. É a fase com mais turbos do jogo. Não possui atalhos.

Itens

CTR contém uma grande quantidade de itens.

  • Frutas Wumpa: Encontradas nas caixas listradas, servem para aumentar o poder das armas que o jogador possui em mãos (válido somente se o jogador possuir 10 Frutas Wumpa).
  • Mísseis
    • Modo normal: Persegue o jogador mais próximo.
    • Modo avançado: Persegue o jogador sem encostar nas paredes.
  • TNT e Nitro
    • Modo normal: É deixada pelo jogador para que os jogadores esbarrem. O jogador que trombar nela explode logo depois de um tempo, a não ser que ele pule até a caixa cair.
    • Modo avançado: Se torna nitroglicerina e explode em contato direto.
  • Bomba
    • Modo normal: É atirada pelo jogador para explodir os oponentes.
    • Modo avançado: Segue os oponentes e a explosão é maior.
  • Poção
    • Modo normal: Um frasco com um líquido verde que serve para atordoar os oponentes.
    • Modo avançado: O líquido se torna vermelho e conjura uma nuvem de chuva na cabeça no jogador atingido, que pode fazer com que o jogador fique mais lento, confundir os controles ou mudar o item que o jogador tem em mãos.
  • Relógio
    • Modo normal: Paralisa os jogadores por um curto tempo.
    • Modo avançado: O efeito dura mais.
  • Turbo
    • Modo normal: Dá uma velocidade extra ao jogador.
    • Modo avançado: Efeito mais duradouro e esmaga os oponentes.
  • Bolha
    • Modo normal: É uma bolha verde que protege o jogador de qualquer dano. Porém, este escudo só dura por um curto tempo, ou até que o jogador esbarre em algum oponente. O jogador também poderá disparar este escudo apertando o botão Círculo.
    • Modo avançado: Se torna azul, e dura até o final da fase (a não ser que o jogador esbarre num oponente).
  • Máscara de Aku Aku ou Uka Uka
    • Modo normal: Dá ao jogador invencibilidade temporária e uma velocidade extra.
    • Modo avançado: Efeito mais duradouro.
  • Choque
    • Modo normal: São bolas preto-azuladas brilhantes que perseguem o jogador que está em primeiro lugar.
    • Modo avançado: Persegue todos os oponentes que estão na frente do jogador.
  • Letras CTR: O jogador deve coletar estas três letras e chegar em primeiro lugar nas fases para ganhar uma Moeda CTR.
  • Moedas CTR: Ganhas quando o jogador coleta as letras C, T e R e chega em primeiro lugar numa fase, estas moedas servem para habilitar as corridas de diamante.
  • Diamantes: Ganhos nas corridas de diamante, servem para habilitar personagens secretos. Coletando todos os diamantes, o jogador habilitará a pista "Turbo Track".
  • Relíquias: O jogador ganha uma relíquia quando passa as fases no modo Relic race. Ao conseguir 12 relíquias a pista "Slide Coliseum" se abre.

Itens usados no modo Battle

  • Super turbo
    • Modo Normal: Igual ao turbo normal avançado, mas não esmaga os oponentes.
    • Modo Avançado: Torna-se mais veloz e duradouro.
  • Power-up invisível
    • Modo Normal: O corredor fica invisível, mas as rodas não.
    • Modo Avançado: Efeito mais duradouro.

Assim como no Crash Bandicoot original, CTR também possui um epílogo (habilitado quando o jogo é 100% completo), que conta o que aconteceu com cada personagem após o término do jogo. O epílogo está transcrito e traduzido logo abaixo.

  • Crash Bandicoot: Crash vendeu a história de sua vida para um grande estúdio de cinema. O filme, entitulado "A Cor Laranja", será lançado na temporada de Natal. Crash agora pode ser encontrado numa praia fazendo o que mais gosta: dançando e cochilando!
  • Dr. Neo Córtex: Córtex voltou a fazer pesquisas científicas e descobriu um novo elemento na tabela periódica. Numerosas entidades legais tentaram mudar o nome que ele deu ao elemento nº 117: "Córtexdominaomúndio".
  • Tiny Tiger:Tiny Tiger se mudou para Beverly Hills e lá fundou uma famosa rede de academias de musculação. Seus vídeos de aeróbica fazem sucesso em todo o mundo.
  • Coco Bandicoot: Coco abriu seu próprio site de relacionamentos. Apesar da companhia ainda estar no vermelho, suas ações sobem a cada dia!
  • N. Gin: N. Gin abriu uma oficina em Toledo, Ohio. Ele, porém, fechou depois que seus patenteados mísseis limpa-estrada causaram caos nas rodovias do país.
  • Dingodile: Dingodile entrou para um programa de hibridização de animais para poder criar bichinhos únicos e interessantes. Seu lema "Combine todos eles!" criou sucessos como o Giraforcego, o Galinhanguru e o Dingorila.
  • Polar: Polar se tornou o provador de uma famosa fábrica de sorvetes. Os sabores mais novos aprovados por ele são de cavalinha, lula e salmão.
  • Pura: Pura se juntou ao show de mágica de Zigfield e Floyd em Las Vegas. Seu show de estréia teve um fim desastroso quando ele fechou a boca "um pouco cedo demais". Sentiremos muitas saudades de Floyd.
  • Pinstripe Potoroo: Pinstripe se mudou para Nova Jersey, onde agora é vendedor de carros usados. Sendo o vendedor mais procurado da cidade, diz ele: "As pessoas escolhem um carro rápido assim que eu pego minha metralhadora".
  • Papu Papu: Papu Papu se juntou à Associação de Luta Livre e seu nome nos ringues é "Senhor Mega-Barrigão". Seu golpe pessoal, a "Batida do Mega-Barrigão", foi banido pela ALL quando três lutadores tiveram as clavículas quebradas.
  • Ripper Roo: Ripper Roo foi eleito governador para a surpresa de todos. Seu slogan "Louco é aquele que age como um louco" criou um gigantesco apoio público, e até se iniciaram rumores de uma concorrência à presidência.
  • Komodo Joe: Komodo Joe abriu o Centro de Compra e Venda de Diamantes do Joe Honesto em Zurique. Depois de uma série de operações policiais, Joe foi preso por lavagem de zircônia.
  • Dr. Nefarious Tropy: N. Tropy voltou ao seu hobby de construir máquinas do tempo, e foi visto pela última vez viajando para uma floresta pré-histórica.
  • Nitros Oxide: Nitros Oxide voltou para o planeta Gasmóxia como um alien arruinado. Depois de vários anos de terapia, Oxide emergiu da reclusão para começar a correr novamente. Infelizmente, o monociclo não foi uma escolha muito boa para um veículo, e seu acidente resultante foi muito horrendo para ser aqui descrito.
  • Ami: Ami se tornou uma piloto também, dizendo: "Eu estou cansada de ficar dando troféus! Eu quero alguns só para mim!".
  • Isabella: Isabella fez uma pontinha no último episódio do seriado Baywaters.
  • Liz: Liz posou para a revista Bandiboy e comprou a mansão em Malibu com a qual tanto sonhava com os ganhos.
  • Megumi: Megumi criou uma nova linha de perfumes chamada "Odecoot", que possui o adorável cheiro de Frutas Wumpa fermentando.

(Traduzido do site Crash Mania: [crashmania.byethost15.com])

e d vSérie Crash Bandicoot
Série Principal Crash BandicootCrash Bandicoot 2: Cortex Strikes BackCrash Bandicoot 3: WarpedCrash Bandicoot: The Wrath of CortexCrash TwinsanityCrash of the TitansCrash: Mind Over MutantCrash Bandicoot: N. Sane Trilogy
Jogos Portáteis Crash Bandicoot: The Huge AdventureCrash Bandicoot 2: N-TrancedCrash Bandicoot Purple: Ripto's RampageCrash of the Titans (DS/GBA)Crash: Mind Over Mutant (DS)
Jogos de Corrida Crash Team RacingCrash Nitro KartCrash Tag Team Racing
Jogos Estilo "Party" Crash BashCrash Boom Bang!
Jogos de Mobile Crash Nitro Kart (mobile)Crash Twinsanity (mobile)Crash Bandicoot (mobile)Crash Twinsanity 3DCrash RacingCrash Boom Bang! (mobile)Crash of the Titans (mobile)Intuition♪ Crash BandicootCrash Nitro Kart 2Crash Bandicoot Nitro Kart 3DCrash Bandicoot Mutant IslandCrash Bandicoot Nitro Kart 2
Jogos Cancelados Jogo de PS2 não lançadoCortex ChaosCrash Nitro Kart (TT)Crash Tag Team Racing (DS)Crash Online
Aparições Spyro Orange: The Cortex ConspiracySkylanders Imaginators
Personagens
Heróis Crash BandicootCoco BandicootAku AkuCrunch Bandicoot
Vilões Dr. Neo CortexNina CortexN. GinTiny TigerUka UkaDingodileRipper RooPinstripe PotorooKoala KongN. TropyN. Brio
Titans Anubis-ViciousArachninaBattlerEe-LectricGoarGrimlyMagmadonRatcicleRhinorollerScorporillaShellephantSludgeSnipeSpikeStenchTKUka UkaYuktopusDr. Cortex
Minions Koo-AlasDoom MonkeysVoodoo BunniesBrat GirlsZnuSlap-e
Personagens de Spin-Offs Ebeneezer von ClutchPasadena O'PossumRilla RooN. TranceYaya PandaN. Oxide
Outros SpyroTawna BandicootPapu PapuCrash FalsoCrash MalCarbon Crash • • Gêmeos do MalSubordinadosBaby TPuraPolar
f

Também no FANDOM